30 setembro 2010

Orgulhos modernos


O primeiro passo, a primeira sopa, as primeiras palavras, os primeiros porquês... uma lista incontável de pequenos momentos que nos enchem de um sentimento novo quando somos pais. Parece que esse "sentimento novo" se chama orgulho e é coisa que se sente por quem gostamos, mas que assume novos tamanhos e novos sentidos quando se trata dos filhos.
Nunca tinha pensado nisto até há poucas semanas ter visto o Tigy jogar na minha PSP: as duas mãos estrategicamente colocadas, os dedos saltitando com perícia entre botões e o bonequinho no ecrã a seguir pelo caminho certo, somando pontos. Aquilo sim era o meu primeiro grande momento de orgulho. Via-me nele, com as minhas manias e os meus vícios infantis. Via-me ali, entusiasmada com o desenrolar do jogo, como se chegar ao fim daquele percurso fosse equivalente a chegar ao fim da vida e receber um bónus.

De lá para cá, do primeiro dia em que o ensinei a jogar até estes finais de noite em que se diverte uns minutos antes de ir para a cama, mantém-se o sorriso orgulhoso de uma mãe meia tonta que acha demais algo, se calhar, tão natural para um miúdo de 5 anos. Só que este novo olhar sobre o meu filho, sobre as coisas que ele consegue, sobre as coisas que ele sabe, parece ter despoletado muitos e diferentes acontecimentos, fazendo-me crer que o melhor de tudo é manter este orgulho bem perto: o Tigy acorda com um "good morning" estranho mas perceptível; o Tigy liga sozinho a televisão, selecciona o canal Panda e aumenta o som quando é preciso; o Tigy disse na escola a toda a turma "a minha Mãe ensinou-me a portar bem" e recebeu uma grande salva de palmas.

Eu acho que não faço mais do que a minha obrigação. Eu sei que faço pouco para o tamanho do orgulho que sinto.


1 comentário:

Anónimo disse...

Olá
Eu sei bem o que isso é, acontece o mesmo comigo. fico espantada como o Gui joga na WII que a tia lhe ofereceu, qualquer jogo, e eu nem sei jogar ainda...:)
Com a televisão é igual, já liga e desliga a WII sozinho.
Eles crescem, às vezes parece que até crescem depressa de mais.
Mas é um ORGULHO enorme não haja dúvidas.
Beijito
Gena