30 agosto 2006

Ficar com o tempo






Ao chegar a casa, depois do trabalho, tenho por estes dias as boas vindas do Beguinho e um sossego inquietante de uma casa sem Tigy. Agosto guardou para mim uma mistura de surpresas e acontecimentos, sem sabor definido ou rosto descoberto. Os dias de férias, entre a praia e o campo num Portugal que ainda só alguns descobriram. As festas de família, com casamentos, baptizados, bodas de ouro e aniversários. O regresso ao trabalho quase sem colegas, de sala vazia mas muito para fazer. A distância do Tigy que com os avós dá os primeiros passos e aprende as primeiras gracinhas. A estranheza de um mundo interior um pouco perdido de objectivos e, especialmente, de fortes vontades.
Talvez por tudo isto, ou simplesmente pela falta que, às vezes, nos faz a rotina, Agosto tem sido um mês gigantesco, com muitos dias dentro de outros dias, com muitos minutos semelhantes a horas e muitas tardes que mais parecem semanas completas. E, quando o tempo cresce sem medida, deixa muito espaço para saudades e para o passado entrar repentinamente pela porta ou por uma janela qualquer, ou então, entrar mesmo para dentro de nós... e ficar.

No meu passado cabe um ano inteiro em que vi e senti o meu bebé a soltar-se da minha barriga para o mundo, da minha vida para a dele. O Tigy, com um ano completo, já percorre a casa com os seus próprios joelhos e as palmas das mãos, já caminha na rua apenas por uma mão. O Tigy com um ano completo deixou as sopinhas sem sal e quer descobrir afinal o que costumamos ter nos nossos pratos. O Tigy com um ano completo carrega no nosso nariz para ouvir "trimmm", bate palminhas quando pedimos e diz "xau xau" quando é para ir embora. Porque o Tigy com um ano completo é cada vez menos um bebé.

No meu passado cabem muitos meses de Agosto cheios de tempo, mas nunca nenhum teve o sabor amargo a saudade que este mês tem.

18 comentários:

Sempre na Memória disse...

Grande texto. Força aí.

Anónimo disse...

Sabe sempre bem "ler-te"...

RB disse...

Cada vez que aqui venho a minha alma sai maior, mais cheia de paz...
Mesmo quando te leio a saudade.
Saudade também eu vou sentir deste cantinho.
Até breve

CLS disse...

Parabéns ao Tigy por todas essas conquistas.
:)

ddm disse...

No momento em que Tigy regressar essas saudades também vão fazer parte de Agosto passados... e com o tempo vais perceber que também são essas saudades que fazem o vosso amor crescer.

Gosto muito de te ler!

Jane & Cia disse...

Quando a memória é passado e presente, é suor e é sangue, são as lágrimas e as gargalhadas. Quando a saudade se sente assim a arder no peito.
Quando se sentem as palavras aqui dentro.
Vejo, sinto e sorrio, por tão lindo amor.
Sempre grata pela partilha!
Beijos

Jane & Cia disse...

Parabéns por um ano tão rico de palavras e de sentimentos!
Parabéns Tigy, que crescido que tu estás!

Anónimo disse...

ola andreia, mais uma vez que lindo texto. Beijinhos a todos
Rita Ramos

Maria disse...

Oh, como eu te compreendo!... Também a mim Agosto me pareceu uma eternidade com um misto de ansiedade e nostalgia. E até o disse hoje no meu blog.
Estamos em sintonia, sinto o mesmo que tu.
Maria.

BlueAngel aka LN disse...

É "agosto" que leio sempre os teus textos e citando-te "ler-te é ouvir-te", mas com muito mais poesia porque o sentimento é o mesmo! :-)

Docinho disse...

Lindo... sem palavras... o que escreves... o que se sente... um ano depois... também eu sinto assim... que um ano cheio me acabou de passar pela frente...

Beijinhos nostálgicos

Anónimo disse...

PARABÉNS minha linda!!! Por mais um ano de vida, uma vida tao bonita e que gosto de acompanhar, ainda que pouco presencialmente. Espero que sejas muito feliz hoje e sempre e que a nova idade te proporcione o MELHOR!

Gosto muito de ti e da tua bela familia.

O teu filho ESTA lindo e eu quero muito reve-lo. Temos de tratar disso para que ele se acostume a tratar-me por TIA ADOPTIVA!

Beijinhos GRANDES

Carolina disse...

Parabéns por um ano de Tigy,por um ano da vossa história,por este espaço,enfim... Fica-se sem muito para dizer quando se lêem as tuas palavras. Consegues dizer tudo,transcrever emoções em palavras,em poucas linhas,como poucos.
Já te fiz saber que gosto muito de te ler. Pois reforço,"cada vez mais". :)
Um beijinho e desculpa a falta de assiduídade.

Anónimo disse...

Parabéns ao vosso Tigy.

Ali na fotografia, ele tem um redemoínho no cabelo? Que fixe! Loolll.
Confesso que tenho dificuldades em ler-te. As letras são picolas demais para mim...
Beijinhos.

Anónimo disse...

agora que ja acabou agosto, já podes fazer outro post sobre... setembro, vá lá!!

Ana disse...

para mim passou de mês fácil, para o mais complicado de todos!!!! (mas já estamos a meio de setembro e faltam muitos meses para o próximo. mais uma etapa superada!)

Anónimo disse...

Sei que a energiiiiiia do Tigy te deixa KO... mas não te esqueças de nós :(
Queremos novidades.
Bjs amigos
Cátia

PS- Belas fotos que tiramos

Anónimo disse...

Que surpresa descobrir-te... Que bom ler-te! Em cada palavra há uma imagem, uma emoção. Quando se escreve assim, tudo o mais se torna supérfluo. Ah... e parabéns ao Tigy, por ser lindo e um bebé cheio de vida. Possa a vida sorrir-lhe sempre, na tua companhia...
Continuarei a passar por aqui... Inté :*)