05 fevereiro 2011

Eu hoje respondo assim*

Qual é a tua palavra favorita e aquela que menos gostas. Porquê?



Há uma palavra que gosto, particularmente: des-lum-bra-men-to. É uma palavra comprida e enrolada, com uma grande dose de emoção, é uma palavra escondida, com duplos significados, daquelas que não mostra à primeira entoação se diz toda a verdade ou toda a mentira. É uma palavra que digo poucas vezes, para não lhe gastar o sentido, e escrevo ainda menos para não lhe quebrar o encanto. É a minha palavra preferida porque guardada, dentro das suas 14 letras e das suas 5 sílabas, fica uma história que se resumiria só com uma palavra assim.

Uma palavra que não gosto? Não gosto de "sucedido" mas também não gosto de "precedido", nem de "superado" ou "extasiado". Mas às vezes digo ou escrevo ou penso... as palavras têm esse poder.








*Há um fenómeno, a que chamam "bloqueio do escritor", que de vez em quando também chega aqui. Quero escrever e falta um tema ou um rastilho que desate as palavras e as faça correr. Dizem que o "bloqueio do escritor" pode ser motivado por cansaço, stress, insegurança, esgotamento criativo... Eu tenho outras explicações, mas encontrei nas perguntas mais originais o incentivo ideal para a perda temporária de habilidade para continuar a escrever, ultrapassando os lapsos da imaginação e da criatividade. Do sentir até.

2 comentários:

Anónimo disse...

miss you, sally...

Anónimo disse...

Se a tua perda "temporária de habilidade" continuar a produzir textos como os que tenho lido aqui nos últimos tempos, então faço votos sinceros para que os lapsos da imaginação e da criatividade nunca te abandonem ;)
Keep going!
Pedro