29 dezembro 2010

Uma canção e uma história #20

A canção do meu último ano




Um ano começa a qualquer altura. Em qualquer data.
Pode ir de um 29 a outro 29 em vez de um 31 a outro 31.

Um ano começa quando recomeça a escola ou quando se muda de casa ou quando se troca a roupa da cama entre flanela e algodão. Um ano começa quando abrimos um livro ou descobrimos um filme que nos muda para sempre. Um ano começa quando ouvimos o maior de todos os conselhos e o seguimos. Quando cortamos o cabelo ou até o pintamos de outra cor. Aí sim. Pode começar um ano.

Um ano começa quando começa a canção. E o ano dura enquanto ela durar também...
Um ano pode começar em dia nenhum. Ou pode nunca começar sequer.

Um ano começa no último dia de praia já no fim do Verão ou na primeira chuva depois do calor. Pode ir de Abril a Maio, com início num dia qualquer, a meio de uma semana banal. Ou então abrir em Fevereiro onde um ano inteiro pode caber dentro de um mês tão curto.

Um ano começa em dia de aniversário, quando mudamos de idade e até acreditamos que isso muda mais alguma coisa. Um ano inteiro pode começar ali: no segundo em que se sopram as velas e ao ritmo das palmas se festeja um ano novo, se pedem 12 desejos ao cortar as fatias e se esquecem os mesmos 12 enquanto se distribuem os pratos e abrem duas ou três prendas.

Um ano começa numa noite ao deitar, quando se contam dívidas e favores em vez de carneiros, quando se listam afazeres e tralhas do supermercado que ficam sempre por comprar.
Um ano começa quando se veste um casaco antigo e descobrimos que ainda nos fica bem e nos bolsos encontramos bilhetes de cinema a que fomos há tantos anos, ver filmes de que já nem sabemos o fim. Aí acaba um ano qualquer lá para trás para começar um outro.

Um ano começa quando nasce um filho ou no preciso instante em que toca o telefone e não sabemos quem é. Um ano começa com uma conta por pagar ou com 60 cêntimos para um café.


Um ano começa quando chega alguém.

Um ano pode começar ao jantar, entre a sopa e a sobremesa, entre o copo de água e o copo de vinho, vazio.
Um ano começa na época de saldos ou quando perdemos uma chave e não a encontramos mais. Um ano começa com um caderno novo, sem linhas, a cheirar a papel e de capa sem vincos.
Um ano pode começar ao mesmo tempo que se abre uma gaveta ou a porta de casa ou o envelope de uma carta registada com aviso de recepção.

Um ano começa quando alguém parte. E é para sempre.



Um ano começa quando nós quisermos, quando nós o fizermos. Acontecer.
O meu até pode começar hoje. E o teu?

4 comentários:

Ana disse...

o meu também começou hoje

Rui Tigeleiro disse...

não há meio de começar "aquele" ano, "aquele" do: "este ano é que é"

Anónimo disse...

Hoje, amanhã ou depois o importante é que comece...
Que sejas muito feliz em 2011.

Bjs

Cátia

Anónimo disse...

"Um ano começa quando chega alguém (...) Um ano começa quando alguém parte. E é para sempre." Que os teus anos comecem e acabem em paz, nem que seja dentro de ti própria. Bom início de ano (se for caso disso).
Pedro