23 março 2006

No trânsito com as lembranças


Ao ritmo da palavra repetida - Palminhas! Palminhas! Palminhas! - o Tigy abre as mãos pequeninas e rechonchudas e junta-as, ao nível do peito. Assim, com um gesto tão simples e banal o nosso bebé marca o dia e desarma-nos de toda e qualquer preocupação. Na verdade, o nosso filho de 7 meses bateu palminhas, sozinho, respondendo ao pedido da cantilena, num acto deliberado e consciente, e isso é importante demais para ser ignorado.

Hoje, dentro do carro, tentando romper a chuva na pressa que une o tempo entre o trabalho e a creche, recordei este e outros momentos dos últimos dias, numa espécie de "best of" musical. Com o pé leve no acelerador, mantendo a velocidade de cruzeiro que a estrada inundada exigia, ri com o Tigy de saco de papel na boca, recusando-se a entregá-lo ao pai. Lá dentro estavam as prendas e cá fora um Beguinho entusiasmado, no seu primeiro dia do Pai. O Tigy ficou com o saco para roer, o Beguinho com as prendas e eu com uma vontade pateta de ver chegar o meu dia - o da Mãe.

Ultrapassado um verdadeiro temporal de vento e água, paro o carro numa fila de outros tantos. Olhando de soslaio a cadeira vazia do bebé, no banco traseiro, revejo o contorcionismo invulgar que ele faz para sair dela.
Trancada no meio do trânsito, de vidros embaciados e irritação na garganta, os escassos metros que me separam da creche e, principalmente, o nevoeiro envolvente levam-me ainda para o banho da noite anterior. O primeiro na casa de banho feita sauna, o primeiro com um pato flutuante e com champô Johnson - que saudades tinha eu daquele cheiro! -, o primeiro em que acabei de cabelo a pingar e de costas doridas.

Com o terminar da viagem, e antes mesmo de trancar a porta e correr para resgatar o meu bebé, ainda tive tempo de sorrir com a perspectiva de que o dia, para nós dois, estava apenas a começar.

12 comentários:

Anónimo disse...

Sabe tão bem...

Anónimo disse...

Sabe tão bem...

BlueAngel aka LN disse...

É sempre um encanto ler-te. E eu consigo ver tudo o que dizes na perfeição. Ser mãe assenta-te na perfeição, amiga! Que bonito!

Anónimo disse...

A Blogopedia foi finalmente actualizada e este blog já foi adicionado. Como tal, solicito a inclusão do link correspondente para www.blogopedia.blogspot.com

Cumprimentos

CLS disse...

Escreves lindamente, um dia o teu bebé vai gostar de ler isto!
Bjs e bom fds!

Anónimo disse...

Só tu apagas o chato que é um dia de chuva no trânsito com descrições tão boas do teu bebé!!

Avó do Miau disse...

Fiquei viciada neste seu blog tão interessante, parabéns!

RB disse...

que saudades destas belas palavras, vem mais vezes... se puderes.
bjs

Jane & Cia disse...

sempre existe uma novidade, sempre existe uma surpresa, umas palmas... as primeiras de entre muitas, umas repetitivas, outras entusiasmadas, e um pai e uma mãe... não só num mas em todos os dias, a amarem esse feliz bebé.
obrigada pela partilha!*

Carolina disse...

Com que então o Tigy já bate palminhas?? ;))

Bjs e as melhoras!
Por estas bandas também estivemos umas noites a vapores (na banheira) e apesar de na maior parte das vezes não ter dado grande resultado,sempre foi uma ajuda para respirar melhor.

Ana disse...

a minha filhota também está na onda das palminhas... acho delicioso.

Anónimo disse...

Minha querida Andreia foi com uma enorme surpresa que ontem recebi uma surpresa tua na minha caixa de correio.:))) Pois é, teu filho vai crescendo, crescendo e qualquer dia já vai para uma banheira grande!:))) Continua dedicada e carinhosa como sempre demonstras quando partilhas estes lindos episódios connosco. Muitos beijinhos!;)