20 fevereiro 2012

Fichas de Leitura










Autor - Haruki Murakami
Ano de edição - 2011
Leitura em - Janeiro/Fevereiro 2012








Comecei 2012 tal e qual como havia iniciado 2011: com Murakami. Ao terceiro livro que leio do autor japonês, vejo-me inteiramente rendida e ansiosa pelos dois volumes que faltam neste 1Q84.
O livro avisa desde logo, na contracapa, "não se deixe iludir pelas aparências" e é mesmo isso que vamos perscrutando em cada página, em cada capítulo, em cada personagem. Sempre à espera de sermos surpreendidos, de a qualquer momento a realidade ser mais irreal do que a imaginação.
As histórias paralelas que se intervalam entre capítulos, aguardam sempre por cruzamentos ou entroncamentos. E nós, meros espetadores, leitores nervosos ou curiosos, começamos a antever histórias que ainda não chegaram e a lançar hipóteses para o desenlace. Mas ele ainda tarda.




"Mas, se reescrevesse o passado, é óbvio que o presente também mudaria. Aquilo a que chamamos presente resulta de uma acumulação do passado."


"Tudo o que ocorrer a partir de agora é território desconhecido para toda e qualquer pessoa. Não há mapas. Só descobriremos o que nos espera atrás de cada esquina quando a dobrarmos."


"Mas, à sua maneira, os sentimentos puros e genuínos são perigosos. Não é fácil para um ser humano de carne e osso continuar a viver com tais sentimentos. É por isso que se torna necessário prender os teus à terra... com firmeza, como se prendesses uma âncora a um balão."

Sem comentários: