24 setembro 2008

Tem de ser


Eram assim todas as manhãs: a luz do quarto a acender-se, o meu resmungar preguiçoso e a voz dele "Vá tem de ser. E o que tem de ser tem muita força!". Passados estes anos todos, depois de sair de casa e da voz do meu Pai ter sido substituída pelo toque sincopado do telemóvel, ainda é essa frase que sussurro a mim própria, enquanto as pernas se descolam dos lençóis e cada pé procura o seu chinelo.
O "tem de ser", o tal que tem muita força, leva-me para o chuveiro, conduz-me pelo trânsito para chegar ao trabalho, apoia-me nas tarefas mais complicadas, já me empurrou para entrar nuns tantos consultórios médicos e a ultrapassar exames orais e apresentações de trabalhos de curso.
O "tem de ser" é, em alguns dias, uma espécie de nuvem negra e pesada, que acompanha os nossos passos por dias de rotinas. O mesmo "tem de ser" é, noutros dias, uma sombra de nós mesmos, que tanto nos acompanha como nos abriga dos raios mais fortes do sol.

Até posso saber que o "tem de ser" é uma desculpa, é um dar-nos por vencidos, é um completo vazio de motivos e vontades. Contudo, nas manhãs em que o Tigy rebola na sua caminha pequena, com os olhos ainda pesados, a minha frase "Vá filho... Tem de ser!" soa a carinho. Na tentativa que esse carinho se aproxime do tamanho que tinha a frase matinal do meu Pai!

Nos dias que vivo, acordar, andar, conseguir, deitar, é um tem de ser de muitas forças. E a maior de todas está nos olhos deliciosos que vejo abrirem-se todas as manhãs e gritar "É dia?!"

- "Sim, filho, é dia. Temos de acordar... Vá tem de ser".

(Quanto à parte do ter de ser ter muita força... acho que ele tem tempo para perceber mais tarde.)


4 comentários:

BlueAngel aka LN disse...

Conheço tão bem o teu "tem de ser" e o caminho que fazes todos os dias para ele. É verdade que dói e cansa, mas aposto que o "tem de ser" carinhoso que todos os dias dás ao Tiggy te dão uma cor e um brilho novo a cada acordar. :-)

Cláudia Pinto disse...

Como te percebo! Às vezes, custa-me tanto a mentalizar nesse "tem de ser" mas lá o enfrento porque tem mesmo de ser... Bonito texto, tal como tinha de ser... Todos os teus textos são bonitos! Beijinhos

julie disse...

tantas vezes a vontade de revoltar o que tem que ser mas depois uma força de onde, não sei :)

deixo uma musica (só porque sim)

http://www.youtube.com/watch?v=SuZTo_5RxjE

beijinho Andreia

ANINHA disse...

oi, tudo bem?
é muito bonito o seu texto...este texto faz a gente pensar mais a nossa vida e relembrar o passado e guardar dentro de nós...não deixa o passado matar.demorei muito aprende isto, aprende ser feliz,ser forte,ser alegre, viver novas experiências...e não viver cada momento,pq "tem de ser" sem animo...
bjos