06 maio 2006

A festa do Tigy (quase ausente)

O dia mostrou-se sorridente. Cheio de sol e de expectativas. Tal como há um ano atrás... Quando os pais, vestidos de noivos, receberam os mesmo rostos para um momento só deles. Agora, o dia era do Tigy ou dos pais para ele.

Acordou com febre, com birras, com dentes a aparecer, com um sono constante e sem qualquer espécie de vontade de ir para uma festa. Mesmo que fosse a dele.
Chegaram os amigos, a fotógrafa. Vestiu-se o bebé de traje de gala e sandália de Verão. Juntou-se a família para as fotografias, mas o anfitrião não queria flashes, naquele dia. No adro da igreja, aguardavam todos os convidados pelo Tigy enérgico e divertido, de sempre. Mas ele não foi. Durante o baptizado, manteve-se adormecido no colo imperturbável do avô, uma espécie de refúgio como este. Mas onde não são precisas palavras ou desenhos, comentários ou demasiadas explicações. Basta enrolar os braços, embalá-los, suavemente, e deixar ficar...
A água que correu a cabeça e molhou o cabelo desatou o choro, o mesmo que findou com o rezar lento e trauteado do Pai Nosso.
Ficou o Tigy mais acompanhado, parte de uma Igreja que conduz, que une, que concilia, quem quer, quem acredita, quem merece. Talvez!

No palco da festa, distribuíram-se lugares à mesa retratando as salinhas dos infantários. Assim estiveram presentes...

os macaquinhos, amigos e familiares do papá,
que partilharam a mesa com ele e com a mamã, deixando vago o lugar do Tigy adormecido.


os gatinhos, onde estavam os bisavós do Tigy, que gostaram tanto de estar no seu baptizado e que gostariam tanto de assistir ao seu casamento.


os patinhos, amigos da mamã, com quem se partilham tantos anos de convívio, vendo casamentos e nascimentos, aniversários e outros festejos assim, sempre sem saber como é que o tempo passa tão depressa...



as ovelhinhas, cujo rebanho era composto por amigos da mamã de tanto passado e com tanto futuro e, especialmente, pela madrinha do Tigy, a minha mana, que delineou a festa comigo ao longo destes últimos meses.

os pintainhos, o grupo amarelinho das minhas amigas (e seus pares) da casa amarela e da vida em todas as cores.


os cachorrinhos, ou seja, os avós maternos do Tigy e uns amigos deles que são também nossos. Inabalavelmente.


os sapinhos, onde estavam os pais do papá e outros familiares, como que sentados à beira de um riacho sossegado.



os coelhinhos, o grupo de amigos dos meus pais, sempre presentes como supõe a palavra amizade.


e os ursinhos, as minhas pessoas de sempre, que dizem que sim, que comparecem e que me seguem a vida com alegria. Como eu sigo a delas.

Mesmo com o Tigy sem sorrisos para a fotografia, a festa reuniu quem fazia falta nela, quem seguiu os primeiros meses de vida do meu bebé com carinho e dedicação, aquela que coloquei em cada detalhe, a mesma que senti nas palavras escritas e nos traços desenhados, à mesa, nos envelopes fechados deixados na caixa para o Tigy abrir, um dia mais tarde. Porque junto a cada prato estava um envelope e uma folha de carta para que cada convidado deixasse umas palavras ou uns desenhos para o Tigy. Trouxe a mamã a caixa cheia para casa. Inesperadamente. Agradavelmente.

Antes das despedidas e por entre papel de embrulho rasgado, algumas conversas postas em dia e aquele sabor a pouco que fica nas festas especiais, ficou a lembrança para os convidados. A mamã agradece às meninas talentosas do "Sei lá de mil cores" pela ajuda!

Passada uma semana, o Tigy está melhor. Afinal, eram dois dentes a nascer, tudo misturado com uma virose esquisita, que lhe cobriu o corpo de borbulhas vermelhas, nos dias seguintes. Houve até um deles em que a mamã ficou em casa com o bebé e em que se sentiu o mesmo cheiro e o mesmo sabor dos meses em que vivíamos assim: os dois, em casa.

Aos presentes, muito muito obrigada!

12 comentários:

RB disse...

que bonita descrição de um dia tão cheio de amor e sem o tigy...
mas acredita que com tanta coisa ele um dia vai lá estar tb em pensamento.
as melhoras do teu menino.
e que bela surpresa vai ter quando um dia lhe ofereceres essa caixa!
feliz dia da mãe

Anónimo disse...

Olá mãezoca babada! Não estive presente fisicamente, mas estive em pensamento. Sabes que a semana que antecedeu ao baptizado e o fim de semana respectivo foram marcados por bastantes compromissos familiares (aniversários e mais aniversários). Lamentavelmente não pude comparecer, mas lembrei-me várias vezes de todos! Imagino que ficaria na mesa dos coelhinhos, caso tivesse tido a oportunidade de marcar presença... Depois quero ver fotos!!!

Já agora, FELIZ DIA DA MÃE! Aproveita ao máximo o teu primeiro dia da mãe... Beijinhos grandes e a continuação de melhoras para o Tiaguinho :)

P.S - Amei o texto, como tem sido habitual...

BlueAngel aka LN disse...

Foi como se lá estivesse estado. As tuas palavras permitem sempre ver e viver os momentos. Feliz Dia da Mãe! (Vem mais vezes até aqui. Eu sei que é dificil)

Docinho disse...

Parece que estive lá : ) uma descrição digna de conto romântico... de sonho...
As melhoras definitivas para o protagonista e um beijinho para os dentes serem mais doces a nascer : )

A Constança anda assim meio rabuja com os dentes tb!

Faz parte! : )

Ana

Ana disse...

Os dentes fazem-nos passar muita coisa indesejada!
Então o Tigy já renasceu... um beijinho muito grande para ele.
(e um muito obrigada para ti)

Jane & Cia disse...

E o Tigy vai crescendo ao sabor dos amores e das palavras, não brilhou no dia da festa em que o entregaste também a um Deus, mas brilha nos outros, sorri nos outros, felizmente já passaram as dores.
Desejo ao Tigy mil sorrisos.
Beijos

Anónimo disse...

Que pena tenho eu de não ter estado na festa do Tiago... cheguei já tarde e muito cansada.
Como podes calcular pelo meu post, (terrivelmente mal escrito...)as aventuras foram muitas e deixaram-me com os nervos em franja!!!
Tenho de te enviar a prendinha do Tiago... quando tiver tempo de ir ao Correio!!!
BEIJOS
Manda-me fotos pleasseeee!

Anónimo disse...

Amiga acho que o Tigy vai ficar assustado com os desenhos feitos pelos "Pintainhos".
Depois quero ver as fotos.
Beijinhos amigos. Cátia

CLS disse...

Deve ter sido uma linda festa, parabéns!

Anónimo disse...

Gosto de fábulas, mesmo quando o herói é uma flor, abençoada.

As melhoras :O)

Tens um desfio lá no meu cantinho. Para uma escrita pontualmente diferente, se te apetecer.

Um beijinho.

O teu Tigy é lindo!!(iman)

sombra_arredia disse...

...o que conta é a intenção..e essa eu sei que foi feita com muito amor:)

1 bj c/ carinho :)

Anónimo disse...

Já recebi a lembrança do baptizado do TIGY e o melhor de tudo foi ter recebido pessoalmente! Que almoço mais inesperado e tão agradável :=) Fiquei mesmo muito contente de te rever e sobretudo, quando menos esperava!
Estava longe de te encontrar hoje :) Adorei!!! Um sítio agradável, um restaurante simpático e a companhia inesperada! Miguita, rever-te foi o melhor que aconteceu no dia de hoje!

Beijinhos