19 abril 2006

Vitórias conjuntas


Chegaram depois de mais de duas horas de viagem. As malas não estavam prontas, nem eu. O Tigy ia com os avós, para dois dias de ausência, a mais de 200 quilómetros de mim. O plano estava traçado há várias semanas: nas férias da Páscoa, com a creche fechada e os avós mais libertos, o bebé ia para lá. E foi mesmo.
Aquele momento do carro dos meus pais a afastar-se trouxe-me uma sensação completamente nova. Não sei se de medo, se de perda, se de arrependimento. Os meus pais - as pessoas a quem devo quase tudo, as pessoas em quem mais confio neste mundo - levavam com eles o meu bebé. Portanto, naquele instante, tornaram-se ladrões em fuga com o meu mais precioso bem.
Na sala, com o Beguinho ainda no trabalho, o ambiente estava sinistro e o silêncio doía. Mesmo. Naquele serão, o jantar perdeu o sabor e a programação televisiva o sentido. Abusou-se nos telefonemas e olhou-se pelo canto do olho para os lugares do Tigy – o parque, a cadeira, o cantinho do sofá, mais tarde a cama, a banheira, a casa inteira.

Na viagem sul-norte os papás saudosos tiveram de enfrentar trânsito, calor e a pressa da chegada. Comigo no banco da frente – como há tanto tempo não acontecia – vencemos os quilómetros ao som das canções dos nossos primeiros meses de namoro. Na noite anterior, qual casal solteiro e sem filhos, fomos ao cinema e jantámos uma sandes, numa noite semelhante a tantas do passado.
À chegada, escondido atrás da porta ao colo da avó, o Tigy revelou-se pasmado e o sorriso tímido trouxe, para o meu colo, o meu filho de volta.
Os dois dias com os avós deram-lhe muitos passeios, atenção exclusiva o dia inteiro e um apetite gigante, quase desmedido.

A primeira Páscoa do Tigy, a primeira ausência da minha vista e as grandes vitórias: já não mama, dorme tranquilamente na sua caminha e durante a noite inteira. Graças aos avós ou graças aos papás que o deixaram ir e souberam estar sem ele.

21 comentários:

RB disse...

como custa a ausencia a nós...
como custa deixa-los ir...
como custa ficar...
como custa...

Docinho disse...

Imagino o que deve custar... a ausência, a saudade... mas a vida é feita de pequenas vitórias como esta que nos ajudam a crescer e a dar o verdadeiro valor a quem faz parte da nossa vida : )

E cm diz a Mafaldinha : )

... e a vida não é existir sem mais nada
a vida não é dia sim, dia não
é feita em cada entrega alucinada
prá receber daquilo que aumenta o coração...

Parabéns pelo bom gosto musical : )))

Beijo docinho e tb vou voltar : )

BlueAngel aka LN disse...

Testemunhei, diariamente, na semana passada os momentos que descreveste neste post. Conversámos sobre a ida do Tiggy e sobre como seria o vosso reencontro. Estão todos de parabéns: mamã, papá, Tiggy e os avós. Todos cresceram e para melhor. Parabéns!!! (espero conseguir publicar hoje, porque ontem o blog entrou em manutenção e o meu comentário não entrou).

Anónimo disse...

A isto minha Linda chama-se dar os primeiros passinhos para a "autonomia" do Tiaguinho. Aos poucos ele vai precisar que lhe dês mais "liberdade"/"afastamento" para qd crescer ser 1 "moçoilo" corajoso e responsável pelo seu nariz e não um medricas c medo do mundo e de tudo... um "arranhão" não faz mal a ningém!!
Ainda vais passar por provas muito mais dificeis mas a alegria de o veres a atingir cada vez maiores patamares de autonomia e a alegria dele em os ultrapassar vão tb ser compensadores. Isso é ser MAMÂ!

Um beijo de parabéns por esta etapa muito grande aos três

sombra_arredia disse...

:)..e foi a 1ª aventura do Tigy sem os papás..
Boa!! ;)

Jane & Cia disse...

Sou lágrimas de ti, de emoção, de sentir no peito a tua dor e a tua alegria.
Obrigada por seres!*

Anónimo disse...

Como devem ter sido longos esses dias sem ele...

Bekas C. disse...

Olá!
Eu consegui adiar "isto" até aos 7 anos da Francisca. É uma sensação muito estranha. Mas acredito que crescemos mais um bocadinho com estas férias dela a 600 km!
;)

Acmea disse...

como a ausência deve ter custado... Mas assim, o reencontro deve ter tido um sabor ainda mais especial ;)

Horas Vagas disse...

Ainda não passei por cima mas sei que me vai custar horrores!!
Mas sabe bem, e tem mesmo de ser, uma folga parao casal. De qualquer maneira, quando forçada, é doloroso!!
:-(
O Tigy é um senhor grande!

Carolina disse...

Olá!
Há tanto teeeeeempo que já não vos visitava. Estou desculpada? Espero que sim! ;)
É verdade,custa e custa muito estar longe deles,mas há que aprender a lidar com isso da melhor forma,faz parte da sequência natural das coisas e de tudo na vida...
Parabéns pelas vitórias do Tigy e parabéns a ti pela forma como deste a volta e soubeste viver a sua ausência. No meio de todo esse turbilhão de sentimentos contraditórios podes não te ter apercebido na totalidade,mas acabaste de dar um passo de gigante na tua vida enquanto mãe.
beijos

O Mafarrico disse...

Que lindo blogue! Que lindas recordações terás para dar a ler ao teu Tigy, quando ele já tiver mais uns aninhos. São passos muito importantes na vida do Tigy, que avança assim, devagarinho, para a idade adulta, mas sem pressa de crescer; e para vós, os pais, que também vão aprendendo a saber deixá-lo ir. É essa a caminhada natural e necessária de todo o ser humano em direcção à autonomia... Fiquei sinceramente comovida! Votos de felicidades para todos e não te esqueças de guardar todos estes textos, valem toda uma vida e são recordações preciosas. Até breve!

heartbreaker disse...

Sabes de q é q eu me tenho lembrado Andreia?... Um dia, se o Tiago for uma pessoa muito importante e com muita visibilidade, caso queiram fazer um filme sobre a vida dele, sem dúvida de q este blog vai ser um testemunho como nenhum outro... Mesmo q isso n venha a acontecer, pelo menos para ele, será sempre bom ler a sua vida desde o princípio...
beso*

Ana disse...

penso tantas vezes nisso! A minha bi tem 10 meses e eu ainda não consegui fazer isso. Ainda ontem a minha mãe me disse para deixá-la lá o fim de semana e eu entrei em pânico. Não posso ser assim, e tenho mesmo de tentar que esse dia aconteça. Mas, acho que ainda não estou preparada!

Anónimo disse...

Amiga, o teu blog esta a ficar famoso! Ate ja o sugeri a um casal amigo, pois foram pais muito recentemente e achei que podias dar imensas dicas de como lidar com os primeiros meses de vida da Beatriz que veio ao mundo no dia 25 de Abril.

Espero que o baptizado corra da melhor forma possivel e que o Tiago tenha um dia em grande. Felicidades! Estarei convosco em pensamento, mas sabes que a data é muito complicada para mim e a última semana de Abril cheia de compromissos familiares. Ah! E PARABÉNS pelo primeiro ano de casamento. Que venham muitos mais!

Quanto às vitórias em conjunto, achei delicioso. Os pais voltaram a ter "tempo" para se dedicarem um ao outro e fazerem coisas de que gostam mas que a vida agora vai permitindo menos... Aposto que os avós adoraram a ideia e que o Tiago também gostou. Imagino que seja muito complicado para vocês, mas que também sentiram que estavam a fazer o correcto e que ele estava bem entregue. A vida é assim mesmo :) Parabéns pois estás a superar lindamente as primeiras barreiras de ser mãe!!!

Beijinhos grandes

RB disse...

todos os dias aqui venho para ler um pouco mais de ti...
volta e escreve, aqueces os meus dias!
bjs

Anónimo disse...

Ai os nossos tesouros, crescidinhos, crescidonhos!!
Depois podemos ver as fotografias do baptizado?
Que Deus o proteja.
Um beijinho grande.

Docinho disse...

Vai ver o meu blog... está lá um desafio para ti : )))

Beijinhos

Carolina disse...

Passei só para te desejar um excelente Dia da Mãe!
O primeiro que passas com o Tigy,por isso vai ter com certeza um sabor muito especial :)
Assim o espero.
Beijinhos

Anónimo disse...

Ai ai... EXIGE-SE post novo e comentários bem como fotografias sobre o GRANDE baptizado do Tiaguinho e a comemoração do primeiro ano de casamento!

Quero verrrrrrrrrrr! Manda-me email... Ah! E quando vieres fazer uma visita aos sogros, avisa para ir ter convosco ao café. Ando cheia de trabalho e a sair tardíssimo. Assim, se vierem ao fim de semana, gostava de vos reencontrar!

Beijinhos grandes

Anónimo disse...

Ai ai... EXIGE-SE post novo e comentários bem como fotografias sobre o GRANDE baptizado do Tiaguinho e a comemoração do primeiro ano de casamento!

Quero verrrrrrrrrrr! Manda-me email... Ah! E quando vieres fazer uma visita aos sogros, avisa para ir ter convosco ao café. Ando cheia de trabalho e a sair tardíssimo. Assim, se vierem ao fim de semana, gostava de vos reencontrar!

Beijinhos grandes