23 janeiro 2006

A culpa e as desculpas



Há um silêncio na casa que a televisão, a música, a máquina que lava a roupa e os carros que passam na rua, mesmo juntos, não conseguem romper. É um silêncio de solidão, um silêncio de ausência.
Os brinquedos espalhados pelo chão, as mantas de lã dobradas, a cadeira vazia, são marcas de uma saudade, que se reflecte até na inércia dos meus braços e na leveza do meu colo.
Acima de qualquer outro sentimento, hoje fiquei com a culpa. É ela que me segreda o quão é injusto não o ter aqui, o quanto é penoso não saber que pensará ele desta distância, feita da minha ausência. Fixada nas horas, remoendo justificações e obrigações, fico eu neste vazio de um dia tão comprido e frio.

Entre a porta da creche e o carro, seguro-o com força nos meus braços e digo-lhe, muitas vezes, ao ouvido: "Desculpa". Mas que desculpas são estas que se repetem, que não se evitam e que, especialmente hoje, apenas carregam a minha tristeza?

7 comentários:

Margarida disse...

ola,
imagino... seme custa deixá-la com a minha mãe quando vou ao supermercado ou assim, imagino como vai ser daqui a uns meses, como está a ser contigo agora! Mas é mesmo assim, é apenas a primeira vez de muitas em que vamos ter saudades... força!!!

beijo,
Margarida e Carolina

zeliaevora disse...

Deve ser muito dificil´:(
bjs
Zelia

Anónimo disse...

Beijinhos e coragem, amiga! Hoje estiveste como o dia: cinzento! Por isso, amanhã tudo será mais fácil! Já sabes que estou aqui para quando precisares...

P.S - E o sino da Anadia? Já viste que estupidez??? Enfim... Manias!

Anónimo disse...

Ai que custa mesmo muito e também eu passo o tempo a pedir desculpa. Ainda bem que a minha pequenina pode ficar em casa até ser um pouco maior mas mesmo assim custa muito. Já custou com o Daniel e vai custar com ela.
Bjs

Jane & Cia disse...

Poderá alguma vez haver pedido de desculpa mais sincero... Mas a vida não exige desculpas, exige coragem, coragem beguinha é o que eu te desejo para os dias que estão para vir.

Anónimo disse...

Olá miga...

Que é feito de ti? Não tens escrito! Está tudo bem? Espero que sim! Estou à espera de um post mais optimista e com novidades tuas!!! Os teus "leitores" e amigos ficam com saudades, se desapareces e não dás notícias! Espero que estejam todos bem. Estás quase a regressar ao trabalho? É este mês, náo é?

Beijinhos

Anónimo disse...

eu também penso muito nisso, de não a ver crescer e fazer as primeiras coisas de tudo. Mas não tenho outra alternativa e, por isso, dou muito valor aos minutos que estamos juntas.