29 dezembro 2009

Balanço de 2009 feito a dia 29
e em 9 pontos sem ponta de lógica




1 - O Tigy está um rapazinho. Com vontades e manias que são só dele: no prato a carne tem de estar bem longe da massa e bacalhau é coisa que ele não gosta... mesmo.
Um ano apenas deu-lhe centenas de ideias próprias, já fala inglês e conhece os números até 10. Nunca pediu um irmão mas pede todos os dias um cão. Eu ora sou a "mãe má" ora a "mãe muito querida". Ele, para mim, é uma questão de sobrevivência.

2 - Metendo um ano inteiro num conjunto de dias felizes: juntava tudo dentro da tenda e lá íamos acampar. Nós três e as abelhas, o frio à noite, o escaldão na praia, os livros, o fogareiro a fumegar e aquele silêncio, escuro e tranquilo.

3 - Se houve descoberta boa em 2009 é que não há nada como encher a banheira até cima e mergulhar com o Tigy. Quando saímos juntos daquela nuvem de vapor, não há mau dia que ainda resista.

4 - Num único ano houve tempo para todas as avarias: cá em casa, nós e os electrodomésticos estivemos em guerra!

5 - No entanto, no mesmo ano, houve pouco tempo para estreitar nos braços as pessoas. Aquelas pessoas. As que interessam. As que ficam. As que espreitam na janela num domingo de manhã ou surgem ao cruzar de uma esquina num qualquer centro comercial. As que encontramos por acasos da vida quando o acaso faz por nós o que não fazemos por nós mesmos.

6 - Uma lição do ano: ganhar muitas vezes anula o sabor da vitória, contudo na derrota seguinte o sabor quer-se de volta.

7 - Um ano de fado, de vozes de mulheres a cantar amarguras. Novas paixões para suavizar uma paixão maior. E estes nomes: Cristina Branco, Carminho, Ana Moura, Mafalda Arnauth, Amália.

8 - Um ano de grandes livros: "Cem anos de solidão" 332 páginas; "O Mar, o Mar" 520 páginas; "Os homens que odeiam as mulheres" 544 páginas; "A rapariga que sonhava com uma lata de gasolina e um fósforo" 616 páginas; "A rainha no palácio das correntes de ar" 720 páginas; "As vinhas da ira" 604 páginas...

9 - E quase tantos vícios quanto os dias que o ano teve: a minha PSP e o meu canto do sofá, os episódios que se sucedem de mundos à parte nos quais vivo... em parte, os sugus, as castanhas assadas, as revistas em pilhas gigantes escondidas num canto da sala, os cortes e recortes, o caderninho escrevinhado em todas as direcções, as conversas ao telefone com a mana, o tempo frente a este ecrã e mil ideias a fervilhar na cabeça com histórias que (ainda) não escrevi.


Ilustração - Duda Daze

6 comentários:

Tite disse...

Sinto-me intrusa, mas... gostei do que li e do balanço do ano.
Foi bem positivo eu acho.

FELIZ ANO 2010

scorpiowoman disse...

São nove pontos cheios da lógica que és tu, é um ano cheio de ti, do Tigy e dos vossos mundos. Possa o próximo ser muito, mas muito feliz e cheio de novas histórias, feitas dos momentos em palavras ainda por descobrir! Tudo de bom! Beijinhos!

BlueAngel aka LN disse...

Um feliz 2010 para ti, Amiga! Para ti e para a tua família linda!!! :-))) Estes 9 pontos dizem tanto de ti e encerram neles toda a lógica que lhs queres dar, que é o mais importante. No próximo ano gtemos cafézinho ou cházinho ou o que for, mas com Nicola. .-) beijocas larocas com amizade :-)

Ana disse...

Feliz 2010 :)

(eu deixo o 2009 sem saudade )

beijinho

SombrArredia disse...

Tudo de bom pra ti neste novo ano :)
Beijos

K. disse...

Olá, obrigada pelao visita!

Um 2010 de muitas poesias!

:)