23 junho 2009

Questionário Proust




Conta-se que Marcel Proust - escritor francês nascido no século XIX, o tal que percorreu sete volumes "Em busca do tempo perdido" - respondeu a um questionário semelhante a este duas vezes na vida: aos 13 e aos 20 anos de idade. As perguntas ficaram famosas e dos salões de festas do século passado passaram, hoje, para os ecrãs dos computadores e para as páginas das mais famosas revistas do mundo.

Beguinha que é Beguinha não resiste a uma coisa destas...

1-O que é para si a felicidade absoluta?
A certeza de que gosto tanto dos outros como eles gostam de mim.

2-Qual considera ser o seu maior feito?
Tem quase um metro, pesa 13 quilos e chama-me "Mamã". É, sem dúvida, a coisa mais perfeita e mais valiosa que fiz na vida. O meu Tigy.

3-Qual a sua maior extravagância?
O sem número de livros, bilhetes para espectáculos, gadgets e outros objectos deliciosos que andam pelas montras e que eu desejo para mim. Mas não há "tempo" para tudo.

4-Que palavra ou frase mais utiliza?
"Pois..."

5-Qual o traço principal do seu carácter?
A resistência.

6-O seu pior defeito?
Pensar que com o mal dos outros posso eu bem.

7-Qual a sua maior mágoa?
Tudo o que ia fazendo e não fiz. Tudo o que ficou pela metade. Tudo o que foi e não volta mais.

8-Qual o seu maior sonho?
Completar-me.

9-Qual o dia mais feliz da sua vida?
O dia em que fiquei noiva e em que o mundo parecia quase redondo, quase perfeito.

10-Qual a sua máxima preferida?
Amanhã é sempre outro dia.

11-Onde (e como) gostaria de viver?
Nesta Lisboa mas com vista para o Tejo, aquela que veria enquanto escrevia, a tempo inteiro.

12-Qual a sua cor preferida?
O amarelo. Simplesmente porque respondo assim à questão desde que me lembro de ser gente.

13-Qual a sua flor preferida?
Tulipas! Tulipas!

14-O animal que mais simpatia lhe merece?
O cão. Os meus.

15-Que compositores prefere?
Seguem por ordem aleatória: Jorge Palma, Sérgio Godinho, Jewel, Tori Amos, Mafalda Veiga, Antony and the Johnsons, Adriana Calcanhoto, Marisa Monte, Caetano Veloso, Leonard Cohen...

16-Pintores de eleição?
Albino Moura, Fernanda Fragateiro.

17-Quais são os seus escritores favoritos?
Três mulheres entre dezenas de gente: Alice Vieira, Lídia Jorge e Ana Teresa Pereira.

18-Quais os poetas da sua eleição?
Três homens entre dezenas de gente: Nuno Júdice, Eugénio de Andrade, Herberto Hélder.

19-O que mais aprecia nos seus amigos?
Disponibilidade. Verdade.

20-Quais são os seus heróis?
O meu pai. E basta.

21-Quais são os seus heróis predilectos na ficção?
Mafaldinha - de quando também eu era uma contestatária.

22-Qual a sua personagem histórica favorita?
Anne Frank, marcou-me um tempo.

23-E qual é a sua personagem favorita na vida real?
Mariza.

24-Que qualidade(s) mais aprecia num homem?
A emotividade.

25-E numa mulher?
A coragem.

26-Que dom da natureza gostaria de possuir?
A constância.

27-Qual é para si a maior virtude?
A bondade.

28-Como gostaria de morrer?
Sozinha.

29-Se pudesse escolher como regressar, quem gostaria de ser?
"Eu queria ser a pedra que não pensa. A pedra do caminho, rude e forte."

30-Qual é o seu lema de vida?
Merecer é lutar por aquilo que se faz.




Ilustração - André Carrilho

5 comentários:

Jane & Cia disse...

Conhecer,
reconhecer...
Sabedor o que coloca estas perguntas, que tanto dizem de (ti) quem dá as respostas.

Anónimo disse...

Uau!
Questionário interessantíssimo, respostas maravilhosas.
Foi bom conhecer-te.
Bjos
Ly

Cláudia Pinto disse...

Amiga,

Adorei o novo look do blog. Não páras de me surpreender. Beijinhos grandes e saudações iscspianas e jornalísticas!

scorpiowoman disse...

Um dia ainda hei-de responder a um questionário assim :-).

Beijinhos***

RB disse...

... a pedra que não pensa. Tantas vezes penso nisso...

Um beijo meu antes de...