30 novembro 2005

Serões à lareira


Uma das melhores recordações que tenho da minha infância está no primeiro dia de cada Inverno em que a minha Mãe acendia a lareira. Lembro-me perfeitamente de pensar, no caminho entre o Colégio e a nossa casa, se seria esse o dia em que haveria lume na sala. Depois, ao chegar, passava sempre a mão pela parede, ao subir as escadas - num certo local, quando a lareira ardia, a parede ficava quente. Esta lembrança tão minha, de mochila às costas, de alguma chuva na rua, de um fim de tarde de escola e da mão a deslizar na parede áspera é uma coisa tão simples e ao mesmo tempo tão saborosa! Muitas vezes me desiludi quando senti a parede fria... Quantas vezes sorri ao aperceber-me do calor, porque do outro lado dos tijolos estava a sala numa nova disposição, a do Inverno: os sofás mais perto da lareira, ao redor do calor. E que saudades desses fins de tarde, em que os trabalhos de casa eram feitos no sofá, bem pertinho do lume, e em que se jantava também ali, sopa, torradas, castanhas assadas e tangerinas.
Lembrei-me de tudo isto esta noite, aqui na minha casa tão longe do lugar da minha infância, enquanto o marido ateia o lume e eu reparo nas bochechas vermelhas do meu bebé. Está quente aqui dentro... e está-se tão bem.

6 comentários:

Anónimo disse...

Adorei o teu comentário!!! A minha infância não se caracterizou por serões à lareira porque esta é uma realidade agora, dos dias de hoje. Mas também eu me perco a olhar para o lume da lareira, nestes dias frios de Inverno. E é das coisas que melhor me sabe e faz bem!

Beijinhos, miga

Unknown disse...

«o marido ateia o lume»...também sirvo para alguma coisa!

Anónimo disse...

Já li o teu post há uns dia...
Ontem estava sentada à lareira a comer uma tangerina, até que alguém disse "Luís vai ver as castanhas para depois não dizeres que estão esturrucadas!"
Ri, lembrei-me deste teu post e pensei no incrivel da coincidência!!!

Unknown disse...

Vai a http://touqenemposso.blogs.sapo.pt/, clica no post de 2 de Dezembro. Vês como te conheço e sei o que procuras?

a mamã Paula disse...

Olá,

Quero agradecer-te a visita ao meu blog.

Gostei muito de conhecer o teu cantinho, prometo voltar mais vezes.

Bjs

heartbreaker disse...

É pena n me identificar mt com os teus serões... mas, realmente, nunca fui mt de ter frio (tu até achas q eu gosto de gelar a sala, n é?) e a lareira n me cativa por aí além (acho q ficava logo cheio de calor...). Além disso, n gosto mt de castanhas... Como vês, para mim, só se safam as tangerinas! ;)
Mas sim, apesar disso, confesso q o cenário é bonito, até cinematográfico...